sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Fala de Lula afasta Uribe de reunião da Unasul

Nem o presidente Álvaro Uribe, nem o ministro da Defesa, Jaime Bermúdez, nem o ministro do Exterior da Colômbia, Gabriel Silva, vai à reunião de cúpula da União das Nações da América do Sul (Unasul) na próxima semana em Quito, onde o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, promete pedir um plano de paz para a Colômbia não receber soldados dos Estados Unidos em seu território.

Desde que foi confirmado o acordo que abre sete bases militares colombianas para uso pelas Forças Armadas dos EUA, Chávez está em pé de guerra. Tem feito sucessivas provocações à Colômbia. Chegou a convocar o povo e as Forças Armadas venezuelanas a se preparar para uma "possível guerra contra a Colômbia".

Uribe não gostou quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva equiparou Uribe a Chávez, dizendo que eles precisam "entender que a guerra não é construtiva".

"Creio que o companheiro Chávez e o companheiro Uribe tem que entender que a guerra não é construtiva, que a disputa insana não é construtiva", disse o presidente Lula, citado hoje pelo jornal colombiano El Tiempo.

Para Uribe, a declaração não faz sentido porque ele entende que resiste a todas as provocações de Chávez, reagindo com tolerâncias às repetidas agressões verbais do caudilho venezuelano.

Assim, não haveria garantias para um diálogo com "respeito, objetividade e equilíbrio". Por isso, o governo colombiano vai mandar apenas equipes técnicas dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, sem peso político para tomar qualquer decisão importante.

Nenhum comentário: