segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Conferência de Copenhague terá 65 líderes

Os chefes de Estado ou de governo de 65 países, entre eles do Brasil, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Austrália, confirmaram presença na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a ser realizada de 7 a 8 de dezembro em Copenhague, anunciou neste fim de semana o governo da Dinamarca.

Cerca de 180 países são esperados na Conferência de Copenhague, que deveria negociar um acordo para substituir o Protocolo de Quioto, que expira em 2012. Mas os presidentes da China e dos Estados Unidos, e o primeiro-ministro da Índia, não decidiram se vão.

Esse protocolo adicional à Convenção sobre o Clima, aprovada na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, estabeleceu em 1997 que 37 países ricos deveriam reduzir suas emissões dos gases que agravam o efeito estufa, na média em 5% abaixo dos níveis de 1990. Os EUA nunca aderiram.

Para substituir Quioto, os países-membros da ONU precisam chegar a um acordo para reduzir as emissões, com metas claramente definidas, e financiar as mudanças necessárias, especialmente em grandes países em desenvolvimento como a China, que já é o maior poluidor mundial, e a Índia.

A União Europeia estima que serão necessário US$ 150 bilhões para ajudar os países em desenvolvimento a também reduzirem suas emissões de gases carbônicos, como os resultantes da queima de carvão e petróleo.

Nenhum comentário: