segunda-feira, 16 de novembro de 2009

China censura camisetas de ObaMao

O regime comunista da China proibiu a venda de camisetas com a imagem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vestido no estilo do líder da revolução, com o boné que Mao Tsé-tung usava nos anos 50.

A popularidade de um líder como Obama certamente assusta ditaduras militares.

Obama chegou domingo a Xangai, o centro financeiro da China continental, para uma visita de três dias ao país com uma agenda carregada por câmbio, comércio, proliferação nuclear, segurança internacional, direitos humanos e mudança do clima. Na terça-feira, será recebido pelo presidente Hu Jintao.

Com a ascensão chinesa, nos últimos anos, as economias dos dois países se tornaram interdependentes.

A China é a maior compradora da dívida soberana dos EUA e exporta produtos industrialis, muitos fabricados na China por empresas americanas. Os EUA são o principal mercado das exportações chinesas.

Quando a China fala em criar uma moeda internacional para substituir o dólar, dá um tiro no seu próprio pé, porque tem mais de US$ 1 trilhão de reservas na moeda americana.

Como a balança comercial é hoje muito favorável à China, a principal reivindicação de Obama é que a China deixe o iuã flutuar livremente para que sua cotação reflita o comércio exterior e o fluxo de investimentos da China, a entrada e a saída de moedas fortes do país. Mas os EUA ficaram mais frágeis com a crise, e os chineses não sentem necessidade de fazer concessões.

Nenhum comentário: