quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Merkel insiste que é hora de regulamentar

Antes do início da terceira reunião de cúpula do Grupo dos Vinte (G-20) para coordenar o combate à crise econômica mundial, que se realiza hoje e amanhã em Pittsburgh, Pensilvânia, nos Estados Unidos, a primeira-ministra Merkel advertiu que o tempo para reformar o sistema financeiro internacional está passado. Ela insiste na necessidade de regulamentar antes de reequilibrar, ao contrário do que propõem os EUA.

Acompanhando a posição alemã, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, vai insistir na necessidade de resultados concretos, com uma nova regulamentação internacional que inclua os paraísos fiscais, que seriam alvo de sanções se não quisessem cooperar, limitações ao pagamento de bônus e aumento das exigências de capital dos bancos.

Os EUA devem propor um “reequilíbrio” da economia internacional, com mais consumo dos poupadores e mais poupança dos devedores. Essa fórmula é considerada inaceitável pela China, a Alemanha e a França, que veem uma tentativa de eximir os americanos de culpa pela crise iniciada nos seus mercados imobiliário e financeiro.

Nenhum comentário: