terça-feira, 25 de agosto de 2009

Honduras rejeita o Acordo de São José

Para pressionar o governo golpista, os Estados Unidos suspenderam hoje a emissão de vistos para cidadãos de Honduras. Mas, ao receber uma delegação de ministros do Exterior da Organização dos Estados Americanos (OEA), o presidente interino, Roberto Micheletti, rejeitou mais uma vez a anistia geral e a recondução ao cargo do presidente José Manuel Zelaya, deposto em 28 de junho.

Um grupo formado por sete chanceleres e o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, passou dois dias em Tegucigalpa tentando convencer os golpistas a restaurar a ordem constitucional em Honduras. Sem sucesso.

A mulher do presidente deposto, Xiomara de Castro Zelaya, afirmou que o marido está pronto para assinar o Acordo de São José, proposto pelo presidente da Costa Rica, Oscar Arias, mediador indicado pela OEA. Ele prevê anistia geral, a volta de Manuel Zelaya ao poder e a formação de um governo de união nacional.

Mas Micheletti não aceita a anistia nem devolver o cargo. O dirigente golpista disse não temer o isolamento internacional nem o não reconhecimento do resultado das eleições presidencial e parlamentares marcadas para 29 de novembro.

Ao sair de Honduras, o chanceler argentino, Jorge Taiana, responsabilizou a intransigência de Micheletti pelo fracasso da missão da OEA.

Nenhum comentário: