sexta-feira, 21 de agosto de 2009

EUA e RU protestam contra recepção a terrorista

Os Estados Unidos e o Reino Unido protestaram contra recepção como herói ao único condenado pela explosão de um Jumbo da companhia aérea PanAm em Lockerbie, na Escócia, em 21 de dezembro de 1988.

Na época, as principais suspeitas recaíam sobre grupos palestinos apoiados pela Síria e a mando do Irã. Seria uma vingança um ataque americano que derrubou um Airbus com 290 pessoas a bordo no fim da Guerra Irã-Iraque.

Depois que Saddam Hussein invadiu o Kuwait, em agosto de 1991, os EUA precisavam do apoio da Síria e pelo menos da neutralidade do Irã para atacar o Iraque. Então, surgiram a hipótese líbia e a conexão maltesa.

Adbel al-Megrahi teria sido condenado porque a bomba estaria envolta no pano de uma camisa que ele teria comprado em Malta. O outro réu líbio foi absolvido por falta de provas, e o regime líbio come¸ou a ser reabilitado.

O julgamento, realizado na Holanda com procuradores e juízes escoceses, sempre pareceu mais uma tentativa de dar uma satisfação à opinião pública. Megrahi pegou prisão perpétua e deveria cumprir pelo menos 27 anos.

Com câncer terminal na próstata, recebeu indulto da Justiça da Escócia.

Nenhum comentário: