segunda-feira, 3 de agosto de 2009

China deve ser maior potência industrial em 2015

A China avança para se tornar a maior potência industrial do planeta. Antes da crise, a previsão era que a China chegasse lá entre 2020 e 2030. Mas a empresa americana IHS/Global Insight acredita que já em 2015 a produção industrial chinesa supere a americana.

Com uma expansão recorde no crédito e o programa de estímulo ao crescimento de US$ 585 bilhões, a produção das fábricas chinesas cresceu pelo quinto mês seguido e no ritmo mais forte em um ano.

Em 2007, último ano sobre o qual há dados consolidados, os EUA eram responsáveis por 20% da produção manufatureira mundial e a China por 12%.

Na Índia, as exportações caíram pelo nono mês seguido, com baixa de 28% em junho na comparação com o ano anterior, mas a indústria avançou pelo quarto mês seguido.

Nos Estados Unidos e na Europa, os índices de compras de gerentes industriais ainda apontam recessão, mas a retomada do crescimento está próxima. A produção industrial europeia teve o melhor resultado em 11 meses e a americana o melhor em um ano e oito meses.

Nenhum comentário: