terça-feira, 4 de agosto de 2009

Bill Clinton liberta jornalistas americanas

Durante uma viagem de surpresa à Coreia do Norte, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton obteve do ditador Kim Jong Il a libertação de duas jornalistas americanas presas desde 17 de março e condenadas a 12 anos de prisão, sob a acusação de entrar ilegalmente no país.

A Casa Branca negou que Clinton tenha levado uma mensagem do presidente Barack Obama, descrevendo a visita como uma ação de diplomacia pessoal. Mas ninguém acredita que o ex-presidente, casado com a secretária de Estado, Hillary Clinton, tenha viajado sem o consentimento do governo americano.

O noticiário da TV norte-coreano disse que os dois também conversaram sobre o programa nuclear do país, que está desenvolvendo armas atômicas, maior ponto de discórdia entre Washington e Pionguiangue.

Há 15 anos, o ex-presidente Jimmy Carter rompeu o isolamento diplomático da Coreia do Norte visitando o então presidente Kim Il Sung. A iniciativa levou à assinatura de um acordo que acabou sendo descartado pelo presidente George W. Bush, que colocou o país num "eixo do mal", ao lado do Irã e do Iraque.

Nenhum comentário: