quarta-feira, 8 de julho de 2009

Indonésia vota hoje para presidente

A Indonésia, terceira maior democracia do mundo, faz hoje sua eleição presidencial. O favorito é o presidente Sisulo Bambang Yudhoyono, mas é praticamente certo que haverá segundo turno, em 8 de setembro.

É um país de mais de 17 mil ilhas que se estende por mais de 5 mil km do Oceano Índico ao Pacífico, com 6,6 mil ilhas habitadas por 240 milhões de pessoas de mais de 400 grupos etnolinguísticos, na maior diversidade cultural do mundo.

Também é um dos países mais biodiversos do mundo, mas menos do que o Brasil, apesar de ter até os dragões na ilha de Komodo.

A democracia é jovem. O ditador Mohamed Suharto chegara ao poder num golpe militar em 1965-66, o ano em que a Indonésia viveu perigosamente e os militares alinhados com os Estados Unidos massacraram os comunistas e esquerdistas, num banho de sangue com 500 mil a 1 milhão de mortes.

Suharto caiu em maio de 1998, derrotado pela crise asiática, com rebelião e sangue nas ruas. Mas o país se recuperou bem.

O poder central está concentrado na ilha de Java. Além do presidente, que concorre à reeleição, disputam seu vice e a ex-presidente Megawati Sukarnoputri, filha do pai da pátria, Ahmed Sukarno, fundador do Movimento dos Países Não Alinhados. Mas Megawati fez um governo medíocre. Ela e o vice ainda pegaram generais da era Suharto para candidatos a vice-presidente.

Isso acabou fortalecendo Yudhoyono como o verdadeiro representante da jovem democracia do Sudeste Asiático.

A Indonésia é o maior país emergente depois dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). A exemplo dos outros, pode se desenvolver num ritmo acelerado nas próximas décadas. É um parceiro importante do Brasil em negociações internacionais de comércio e meio ambiente.

Nenhum comentário: