quinta-feira, 2 de julho de 2009

Golpistas admitem antecipar eleição hondurenha

O governo golpista de Honduras admitiu hoje antecipar a eleição presidencial marcada para 29 de novembro, mas rejeitou o ultimato da Organização dos Estados Americanos (OEA) para reconduzir ao cargo incondicionalmente o presidente José Manuel Zelaya, deposto no domingo passado.

Depois da América Latina, os países da União Europeia retiraram seus embaixadores de Tegucigalpa. O secretário-geral da OEA, o embaixador chileno José Miguel Insulza, chega amanhã a Honduras para tentar resolver a crise.

Diante do isolamento internacional do país, o presidente interino, Roberto Micheletti, aceitou antecipar a eleição. Ele responsabilizou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pelo conflito em Honduras.

A Procuradoria-Geral hondurenha fez 18 acusações contra Zelaya, inclusive traição à pátria, abuso de autoridade e usurpação de poderes.

Apesar do toque de recolher noturno, partidários do golpe fizeram uma vigília luminosa ontem à noite. Durante o dia, houve manifestações contra e a favor de Zelaya na capital e em San Pedro Sula, principal centro industrial do país.

Nenhum comentário: