segunda-feira, 27 de julho de 2009

Colômbia acusa Venezuela de armar as FARC

O vice-presidente da Colômbia, Francisco Santos, denunciou hoje a Venezuela por armar as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Mísseis antitanque e lançadores de foguetes feitos na Suécia apreendidos há um ano com a guerrilha colombiana foram vendidos ao governo venezuelano, revelou hoje o vice-presidente, citando informações do fabricante.

Em entrevista à Rádio Caracol, de Bogotá, o ministro do Comércio da Suécia, Jens Ericsson, confirmou estar investigando o caso junto com as autoridades colombianas.

"Uma pequena quantidade de armas produzidas na Suécia foi encontrada em um acampamento das FARC. Pedimos explicações ao governo da Venezuela para que nos diga como este equipamiento foi encontrado na Colômbia", afirmou Ericsson.

A acusação vem num momento difícil das relações bilaterais. A Colômbia autorizou os Estados Unidos a ter até três bases militares no país, neutralizando a decisão do presidente Rafael Correa, aliado do caudilho venezuelano Hugo Chávez, de fechar a base americana de Manta, no Equador.

Para o ministro do Interior e da Justiça da Venezuela, Tareck El Aissami, a denúncia não passa de um "espetáculo midiático".

Nos últimos dias, o Exército da Colômbia intensificou as operações no Sul do país atrás de Mono Jojoy, que seria o atual supremo comandante militar

Nenhum comentário: