quinta-feira, 11 de junho de 2009

OMS declara que gripe suína virou pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS), parte do sistema Nações Unidas, elevou o nível de alerta da epidemia de gripe suína para pandemia, uma epidemia em escala global, porque a doença já está sendo transmitida repetidamente de pessoa para pessoa em mais de uma região.

É a primeira pandemia de gripe desde 1968. Os últimos dados da OMS registram 28.774 casos em 74 países, com 144 mortes, a imensa maioria na América do Norte.

O reconhecimento de que a doença se tornou uma pandemia não significa que a periculosidade do vírus tenha aumentado, mas a OMS pediu aos países que mantenham o alerta em nível máximo.

Ao fazer o anúncio, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, advertiu que mulheres grávidas sofrem sério risco de complicações, na medida em que a gripe atinge especialmente os jovens. Quem tem menos de 25 anos corre mais risco.

A maior preocupação da OMS é como o vírus vai se comportar em países em desenvolvimento e como será a reação dos governos.

"Mais de 99% das mortes materno-infantil ocorrem nos países em desenvolvimento e a maioria das epidemias está concentrada nestes países", alertou Margaret Chan. É prudente antecipar os possíveis problemas e se preparar para isso, se a doença atingir países pobres, com sistemas de saúde precários.

Os países onde a epidemia parece ter atingido o pico devem se preparar para uma segunda onda. Quem teve mais casos deve se preparar para a expansão da doença. A maioria dos pacientes não precisa de tratamento.

Nenhum comentário: