terça-feira, 23 de junho de 2009

EUA e UE acusam China na OMC

Os Estados Unidos e a União Europeia denunciaram a China à Organização Mundial do Comércio (OMC) por restringir as exportações de matérias-primas para beneficiar a indústria chinesa.

País que mais cresce no mundo, a China está sendo o primeiro a sair da China. Para isso, o governo está incentivando as exportações com restituições de impostos, generosos empréstimos concedidos por bancos estatais e até mesmo ajuda para viagens de promoção comercial no exterior.

Ao mesmo, as autoridades chinesas limitam as importações. O plano de aceleração do crescimento chinês, de US$ 586 bilhões, proíbe a compra de produtos importados quando houver um similar nacional.

"Depois da mais de dois anos pedindo à China para levantar essas restrições, o governo americano decidiu apelar à OMC", declarou o representante comercial dos EUA, Ron Kirk.

A UE decidiu se associar à ação, na expectativa de que o caso seja resolvido através do diálogo, sem necessidade de julgamento pelo painel de solução de controvérsias da OMC.

Nenhum comentário: