terça-feira, 16 de junho de 2009

Bill Clinton é enviado da ONU para o Haiti

O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton foi nomeado enviado especial das Nações Unidas para o Haiti. Sua principal missão será coordenar a arrecadação de dinheiro para o desenvolvimento do país, que é o mais pobre da América, complementando o trabalho da missão de paz da ONU, liderada pelo Brasil.

Desde a queda da ditadura da família Duvalier, o Haiti vive num clima de instabilidade política marcado por golpes de Estado. Em 2008, ainda foi arrasado por quatro furacões.

Há cinco anos, uma força de paz liderada pelo Brasil tenta restabelecer a ordem. Esse trabalho só terá sucesso a longo prazo se o desenvolvimento resolver os problemas sociais crônicos do Haiti.

Clinton prometeu prestar contas ao secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, e ao povo haitiano, através dos governantes eleitos democraticamente. Ban revelou que a organização não governamental Iniciativa Global Clinton já colabora com a alimentação nas escolas, a melhora das condições de saúde em áreas urbanas e programas de intercâmbio estudantil.

A preocupação inicial do ex-presidente americano é fazer com que os US$ 353 milhões de ajuda já prometidos ao Haiti sejam realmente entregues.

Nenhum comentário: