sexta-feira, 29 de maio de 2009

Obama cria comando para guerra cibernética

O presidente Barack Obama criou um comando dentro do Departamento da Defesa dos Estados Unidos para se dedicar à guerra cibernética. Um czar de cibersegurança será nomeado para cuidar da proteção dos sistemas de computadores americanos.

Ao fazer o anúncio, Obama disse que durante a campanha eleitoral os computadores da sua candidatura foram invadidos por hackers, os piratas do ciberespaço. Ele afirmou que as ameaças virtuais estão entre os maiores desafios enfrentados pelos EUA.

Obama ainda não indicou o responsável pela política de segurança cibernética da Casa Branca. O presidente declarou que não pretende interferir em redes privadas nem monitorar o tráfego da Internet. Quer evitar o roubo de dados do governo americano.

Vale lembrar que a Internet foi criada nos anos 60 para permitir que o comando das Forças Armadas dos EUA continuasse funcionando em caso de uma guerra nuclear. É uma rede que interliga computadores independentes. Assim, se alguns servidores forem destruídas, a rede continua funcionando.

Nenhum comentário: