sexta-feira, 1 de maio de 2009

México para para tentar conter epidemia

No primeiro dia em que o México praticamente parou para tentar conter a epidemia de gripe suína, o total de mortes no país chegou a 179. Mas o ministro da Saúde, José Angel Córdova, considera promissora a queda no número de novos casos suspeitos de contaminação de gripe suína, de 212 doentes em 20 de abril para 46 casos ontem, mas acusa a Organização Mundial da Saúde de demorar a reagir.

A OMS já registra 365 casos no mundo inteiro. Depois do México, os Estados Unidos tem o maior número de casos. Subiu hoje para 141, em 19 estados.

Mais dois países, França e Dinamarca, e Hong Kong, um território autônomo da China comunicaram novos casos. Na Alemanha e na Escócia, foram registrado o segundo e o terceiro casos de contágio de pessoa para pessoa.

Com a virtual paralisação do país, os turistas abandonam em massa cidades como Cancún e, na fronteira com os EUA, o movimento caiu muito. Na capital, as prostitutas protestaram. Elas foram proibidas de ficar na rua depois das 23h.

As autoridades mexicanas acreditam ter identificado a primeira vítima fatal, uma mulher de 39 do estado de Oaxaca que apresentou em 4 de abril sintomas confundidos com os de uma pneumonia e só foi hospitalizada oito dias depois. Isso ajudaria a explicar por que só morreu gente no México.

Nenhum comentário: