quarta-feira, 22 de abril de 2009

Sul-africanos votam com líder controvertido

Cerca de 23 milhões de sul-africanos estão aptos a votar hoje nas mais controvertidas eleições desde o fim do regime segragacionista do apartheid e de 300 anos de dominação pela maioria branca. O Congresso Nacional Africano deve vencer, mas pode perder pela primeira vez a maioria de dois terços que permite mudar a Constituição.

O novo parlamento deve eleger o atual presidente do partido, Jacob Zuma, para presidente. Zuma era vice-presidente de Thabo Mbeki e foi afastado em 2005 por causa de processos por corrupção anulados pelo Supremo Tribunal antes que fossem a julgamento. Ele também foi acusado de estupro, mas goza de grande popularidade entre a população mais pobre.

Com o afastamento de Mbeki da presidência, no ano passado, houve uma divisão do partido. Uma parte saiu para formar o Congresso do Povo, que está em terceiro lugar nas pesquisas, atrás também da Aliança Democrática, liderada por Helen Zille, uma branca que lutou contra o apartheid.

O maior risco é que, sob Zuma, a África do Sul se pareça com outros países africanos onde o partido que lutou pela independência acabou se encastelando no poder com esquemas de corrupção e abuso de poder.

Nenhum comentário: