quinta-feira, 30 de abril de 2009

Presidente manda mexicanos ficarem em casa

Apesar do governo do México só reconhecer oficialmente oito mortes pela gripe suína, o presidente Felipe Calderón pediu ontem à população que fique em casas nos próximos cinco dias, a partir do feriado de amanhã, 1 de maio.

"Meus amigos", disse Calderón em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, "gostaria de pedir a todos os mexicanos que durante este fim de semana longo que vamos ter com o feriado de 1 de maio que fiquem em casa com suas famílias porque não há lugar mais seguro para evitar a contaminação da gripe suína do que em suas próprias casas."

Isso significa que a determinação do prefeito da capital, Marcelo Ebrard, de praticamente fechar a Cidade do México, a não ser para serviços essenciais, será estendida a todo o país.

O total de mortos no país chegou a 170. No resto do mundo, há pelo menos 257 casos confirmados. A maioria (109) está nos Estados Unidos, onde 11 estados foram atingidos pela epidemia.

Mais três países confirmaram hoje casos da doença: Holanda, Suíça e Peru. Mas o ministro da Saúde do Peru negou pessoalmente depois que se trate de gripe suína.

Nenhum comentário: