quarta-feira, 29 de abril de 2009

PIB dos EUA cai num ritmo de 6,1% ao ano

O produto interno bruto dos Estados Unidos caiu a um ritmo anual de 6,1% no primeiro trimestre deste ano, mais do que os 4,7% da média das previsões do mercado, depois de uma queda de 6,3% no final do ano passado.

Apesar do aumento no consumo doméstico, o país teve o pior semestre desde 1958. A queda foi atribuída à redução de investimentos e atividade das empresas, que querem se livrar dos estoques encalhados. É a primeira contração em três trimestres consecutivos em 34 anos.

• As compras de bens duráveis subiram 9,4%, depois de uma queda de 22,1% de outubro a dezembro de 2008. O consumo pessoal aumentou o PIB em 1,5%, mas foi neutralizado.

• O índice de preços ao consumidor americano caiu 1% no primeiro trimestre. Já o núcleo da inflação, excluídos os preços de energia e alimentos, subiu 1,5%.

• A produção industrial nos EUA caiu em março pelo quinto mês seguido, acumulando uma redução anual da ordem de 13%. A capacidade ociosa das fábricas está em 30,7%, o pior índice desde o início da pesquisa, em 1967.

Nenhum comentário: