terça-feira, 28 de abril de 2009

OMS eleva nível de alerta da gripe suína

Depois da segunda reunião do Comitê de Emergências em quatro dias, a Organização Mundial da Saúde elevou de 3 para 4 o nível de alerta para a epidemia de gripe suína iniciada no México, que já tem 81 casos no mundo inteiro. O nível de alerta um grau abaixo de pandemia, que é uma epidemia em escala global.

Em entrevista em Genebra, na Suíça, o diretor geral adjunto, Keiji Fukuda, explicou que "a conselho do Comitê de Emergências, a diretora geral da OMS elevou o nível de alerta de pandemia da gripe de suína do atual nível 3 para nível 4. A mudança para um nível superior indica que a possibilidade de uma pandemia aumentou, mas não que uma pandemia seja inevitável".

Com a propagação rápida do vírus, a OMS, parte do sistema Nações Unidas, não considera que seja possível conter a transmissão da doença: "O foco deve ser na mitigação", disse Fukuda.

A OMS não recomenda o fechamento de fronteiras e aeroporto nem qualquer restrição a viagens. Considera "prudente que as pessoas que estejam doentes evitem viagens internacionais e que as pessoas que apresentem sintomas da gripe suína depois de uma viagem ao exterior procurem assistência médica".

Nenhum comentário: