sábado, 25 de abril de 2009

OMS alerta para risco de pandemia de gripe

A diretora-geral da Organização Mundial de Saúde, Margaret Chan, alertou hoje que o surto de gripe suína que atinge o México e os Estados Unidos pode se transformar numa pandemia, uma epidemia global. Mais de mil mexicanos foram contaminados e pelo menos 68 morreram.

Na Cidade do México, o clima é de medo. Os museus, teatros, cinemas e teatros foram fechados. Nas ruas, o Exército distribui máscaras respiratórias para evitar que a tosse e espirros transmitam a doença.

A população está sendo aconselhada a evitar locais de concentração de pessoas, inclusive trens, metrô e ônibus. Um jogo de futebol foi realizado com o estádio vazio, sem torcedores.

Ao reconhecer a gravidade da situação, o presidente Felipe Calderón pediu o apoio da população para conter a epidemia. O prefeito da Cidade do México garantiu que os hospitais tem o medicamento necessário para curar a gripe suína.

Nos EUA, além dos oito casos já curados na Califórnia e no Texas, surgiram mais doentes no estado do Kansas, indicando que a gripe suína já não pode mais ser contida, como alertou ontem o Centro de Controle de Doenças, em Atlanta, na Geórgia.

Em Genebra, na Suíça, a OMS realizou uma reunião de emergência e ativou o centro de combate a epidemia. Os epidemiologistas das Nações Unidas estão em contato permanente com os dois países afetados. A diretora Margaret Chan orientou os diretores das divisões regionais da organização para reforçarem a vigilância sanitária.

No Japão, as autoridades montaram um esquema no Aeroporto de Narita, perto de Tóquio, para examinar todos os passageiros que chegam do México ou passaram por lá.

Nenhum comentário: