terça-feira, 14 de abril de 2009

Obama e Bernanke adotam otimismo cauteloso

Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e o banco central americano, Ben Bernanke, declararam hoje que a maior economia do mundo começa a se recuperar.

Em discurso na Universidade Georgetown, em Washington, Obama disse que o sucesso depende de outros países, por isso é importante olhar para mercados emergentes e evitar o protecionismo.

O presidente americano afirmou que está adotando uma estratégia ampla para atacar a crise por todos os flancos, com cinco planos: de retomada do crescimento, de capitalização do setor financeiro, para os setores imobiliário e automobilístico, além das propostas do Grupo dos Vinte países mais ricos do mundo para a recuperação da economia mundial como um todo.

Obama já observa os primeiros resultados, mas ressalva que 2009 será um ano difícil. "A próxima tarefa é evitar novas crises como essa", acrescentou o presidente americano.

Para construir a economia do futuro, citou os programas de saúde e educação. Até 2020, “precisamos ter a maior porcentagem de profissionais de nível superior do mundo”.

Já o presidente da Reserva Federal (Fed), o banco central dos EUA, Ben Bernanke, manifestou otimismo quanto ao futuro de longo prazo da economia americana, dizendo que o declínio está se desacelerando e que as fundamentos são fortes. Na sua opinião, o maior desafio é o saneamento financeiro.

Nenhum comentário: