sexta-feira, 3 de abril de 2009

Artistas desafiam censura em Cuba

Na abertura da Bienal de Havana, no sábado passado, 29 de março de 2009, a blogueira Yoani Sánchez e outros artistas fizeram uma perfomance considerada uma "provocação contrarrevolucionária". Durante 24 horas, em recinto fechado, vários cubanos fizeram declarações livremente e ela leu um pequeno manifesto pela liberdade de expressão (veja abaixo).

Diante da acusação, Yoani, criadora do blog Geração Y alegou que "a maioria das declarações foi sobre temas como liberdade de expressão, a necessidade de livre acesso a opiniões diferentes e mesmo a democracia. Houve até mesmo pedidos de mudança, liberdade e democracia. Foi uma noite muito intensa em que as pessoas finalmente tiveram acesso a microfones".

Para o diretor do Centro de Arte Contemporânea e subdiretor da Bienal de Havana, Jorge Antonio Fernández, "eles tentaram politizar o evento. Tentaram contaminá-lo, quiseram perturbar o que é feito com um tremendo esforço. A Bienal de Havana é importante, tem peso e transcendência política e cultural".

Na sua opinião, "a Bienal de Havana não traiu seus princípios. Houve uma grande indignação, não só de artistas de outros países mas de cubanos também. Sem dúvida, eles foram pagos pela mídia ou por alguma entidade".

A jovem blogueira que tenta ampliar os limites da abertura estreita do regime comunista cubano manteve o desafio: "A declaração do comitê de organização apenas confirma o quanto Cuba tem de avançar em liberdade de expressão, como tanta gente é penalizada por se expressar livremente. Para mim, essa declaração mostra que nada mudou. A bolha de liberdade não existe."

O nome do blog é uma referência aos cubanos que receberam nomes com Y por causa da influência da União Soviética sobre o regime comunista de Cuba.

Vejam o que disse Yoani Sánchez (a tradução do espanhol é minha):

"Se me dessem o microfone... diria:

"Cuba é um país rodeado pelo mar e também uma ilha cercada pela censura. No muro do controle da informação, na internet, especialmente nos blogs, abriram-se algumas rachaduras. O fenômeno da blogosfera alternativa vai crescendo e já é conhecido por boa parte da população cubana. Somos ainda apenas uns poucos blogueiros, mas nossos sites assinalam o despertar da opinião cidadã.

"As autoridades consideram as novas tecnologias como um potro selvagem que precisa ser domado, mas nós, blogueiros independentes, queremos que corra livremente. As dificuldades de divulgação dos nossos sites são muitas. De mão em mão, drives, CDs e disquetes obsoletos viagem pela ilha com o conteúdo dos blogs.

"A Internet está se tornando uma praça pública onde os cubanos escrevem suas opiniões. A ilha real passou a ser ilha virtual, mais democrática e mais pluralista.

"Lamentavelmente, esses ventos de opinião livre que percorrem a rede recém começaram a soprar em nossa realidade vigiada. Não vamos ficar esperando nos que autorizem a entrar na Internet, a ter um blog ou a expressar uma opinião. Agora é a hora de pularmos por cima do muro de controle."

Nenhum comentário: