quinta-feira, 16 de abril de 2009

714 milhões de indianos começam a votar

Cerca de 714 milhões de indianos começam a votar hoje em mais de mil partidos.

As eleições parlamentares serão realizadas nos dias 16, 23 e 30 de abril, 7 e 13 de maio, num total de 829 mil locais de votação. A apuração será realizada em 16 de maio e o novo governo deve ser empossado pelo Parlamento, de 543 deputados, em 2 de junho.

Mais de 6,1 milhões de soldados e policiais serão mobilizados para garantir a segurança. Esse é um dos motivos para a votação seja dividida em vários dias. As tropas federais vão circular pelo país.

O governo atual é formado pela Aliança Progressista Unida, liderada pelo Partido do Congresso, ainda hoje dominado pela dinastia Nehru-Gandhi, que não tem nada a ver com o Mahatma. Na oposição, o Partido Bharatiya Janata (BJP), de direita, lidera a Aliança Democrática Nacional.

A expectativa é que nem aliança Partido do Congresso, do primeiro-ministro Manmohan Singh e da primeira-viúva Sonia Gandhi, nem a coligação liderada pelo BJP consiga maioria absoluta. A Frente de Esquerda e outros partidos pequenos falam na formação de uma Terceira Frente, se suas votações somadas superarem as dos grandes partidos. Há uma guerrilha maoísta que boicota as eleições e ameaça atacar locais de votação.

Nenhum comentário: