sexta-feira, 6 de março de 2009

Supertelescópio procura vida no resto do universo

A Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) lança na madrugada deste sábado, 7 de março de 2009, em Cabo Canaveral, na Flórida, um foguete que deve colocar em órbita mais um supertelescópio. Seu objetivo é responder a uma pergunta que intriga o homem desde a Pré-História: ESTAMOS SOZINHOS NO UNIVERSO?

O supertelescópio vai para o espaço com o nome de Kepler (1571-1630). É uma homenagem ao astrônomo alemão Johannes Kepler, que descobriu as leis da mecânica celeste.

Quando entrar em órbita ao redor da Terra, vai se orientar para uma área da Via Láctea muito rica em estrelas que fica entre as constelações de Cygnus e Lyra.

Os coletores de luz do Kepler vão controlar a emissão de luz de cem mil estrelas. Ficarão atentos às mudanças de luz provocadas pela passagem de planetas na frente das estrelas.

Até hoje, os cientistas descobriram 340 planetas fora do sistema solar, mas nenhum pequeno como a Terra. O supertelescópio Kepler vai observar planetas do tamanho da Terra que orbitem estrelas a uma distância que permita ter água, na esperança de encontrar vida na imensidão do universo.

Nenhum comentário: