quinta-feira, 12 de março de 2009

Repórter que atacou Bush pega três anos

Em 14 de dezembro de 2008, George Walker Bush dava sua última entrevista coletiva em Bagdá como presidente dos Estados Unidos. Ao lado do primeiro-ministro Nuri al-Maliki, elogiava sua obra no Iraque, quando o repórter Muntazer al-Zaïdi se levantou e jogou dois sapatos contra o presidente, chamando-o de cachorro e dizendo que era um presente de despedida do povo do Iraque.

Bush se esquivou da sapatada. Zaïdi não escapou de truculência dos seguranças americanos e iraquianos, mas virou um herói no mundo muçulmano. Preso, ele foi processado por agressão a um chefe de Estado estrangeiro, crime punível no Iraque com pena de até 15 anos de prisão.

A defesa alegou que foi um insulto e não uma agressão, já que os sapatos não provocariam ferimento grave no presidente dos EUA.

Zaïdi alegou ter expressado o sentimento de repulsa do povo iraquiano ao líder que ordenou a invasão do país. Ele foi condenado há três anos, sob o protesto de um irmão do réu que denunciou o julgamento como político, controlado pelos EUA. A defesa promete recorrer.

Mais de cem mil iraquianos e cerca de 4,5 mil americanos foram mortos no Iraque desde a invasão ordenada por Bush em março de 2003 para derrubar o ditador Saddam Hussein.

Saddam caiu em 9 de abril e o país entrou num estado de anarquia que até hoje cobra em preço alto em vidas, com uma nova onda de atentados terroristas tentando frustrar o plano de retirada do presidente Barack Obama.

Nenhum comentário: