quarta-feira, 25 de março de 2009

Primeiro-ministro tcheco ataca plano de Obama

Um dia depois da queda de seu governo, derrubado por um voto de desconfiança do parlamento da República Tcheca, o primeiro-ministro Mirek Topolanek resolveu sair atirando.

Em discurso no Parlamento Europeu, declarou que o plano de retomada do crescimento do governo Barack Obama vai "minar o sistema financeiro internacional" ao colocar dinheiro demais em circulação e é "um caminho para o inferno".

Como a República Tcheca ocupa a presidência rotativa da União Européia no primeiro semestre do ano, Topolanek foi no mínimo pouco diplomático, mas revelou o fosso que separa as posições da Europa e dos Estados Unidos às vésperas da conferência de cúpula do Grupo dos Vinte (G-20). Na realidade, Topolanek é um thatcherista ortodoxo.

Em Nova York, o primeiro-ministro britânico Gordon Brown tentou hoje convencer os americanos da necessidade, na era da globalização, de uma regulamentação financeira internacional para evitar crises.

Ao mesmo tempo, Brown tenta convencer os europeus a aceitar a proposta do governo Obama de um estímulo fiscal global coordenado, um choque de gastos públicos para impulsionar a retomada do crescimento econômico e a geração da empregos.

Nenhum comentário: