quinta-feira, 19 de março de 2009

FMI vê aprofundamento da recessão mundial

O Fundo Monetário Internacional vê um agravamento da crise econômica global e a confirmação de que este será o primeiro ano com queda na produção mundial depois de 1945. Já prevê contração de até 1% este ano na economia mundial este ano, com crescimento de 2,5% nos países em desenvolvimento. A previsão anterior era um recuo de 0,6%.

No relatório que será apresentado na reunião dos 20 países mais ricos do mundo (G-20) em 2 de abril, em Londres, o FMI registra que na produção, no nível de emprego e no comércio internacional.

Apesar dos planos trilionários dos países ricos, a produção de riqueza será menor em 2009. A retração deve ser de 2,6% nos Estados Unidos; de 3,2% nos países do euro; e de 5,8% no Japão.

Os países em desenvolvimento devem crescer, na média, de 1,5% a 2,5%. Para o Brasil, a previsão é de "forte desaceleração do crescimento" sem recessão.

Mesmo com o agravamento da crise, a União Européia, liderada pela primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, resiste à pressão americana por um aumento coordenado dos gastos públicos dos países do G-20 para estimular a retomada do crescimento.

No Japão, o governo anunciou um plano no valor equivalente a US$ 16 bilhões para manter o nível de emprego e ajudar os desempregados.

O governo dos EUA abriu uma linha de crédito especial de US$ 5 bilhões para fabricantes de autopeças.

Nenhum comentário: