sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Piloto que salvou avião vira herói nos EUA

Voar, mas sem os pássaros: Chesley Sullenberger, de 57 anos, é o novo herói americano.

Sully, como é mais conhecido o piloto do vôo 1549 da US Airways, está sendo louvado como o herói do “milagre da Baía de Hudson”. Ontem, seu Airbus 320 bateu num bando de gansos logo depois de decolar do Aeroporto de La Guardia, em Nova York, com destino a Charlotte, na Carolina do Norte, com 150 passageiros e cinco tripulantes.

As duas turbinas devem ter sugado as aves e entrado em pane. Com os dois motores pifados, Sullunberger teve de usar toda a sua experiência de 40 anos de vôo de ex-piloto de aviões de caça. Ele fez uma curva, passou por cima da ilha de Manhattan e escolheu o Rio Hudson como pista de pouso de emergência.

Em pousos de emergência na água, raramente a aeronave fica intacta. Com as águas do rio em torno de zero grau, as pessoas sobreviveriam no máximo 5 a 10 minutos. Mas ele conseguiu pousar e o avião flutuou por causa do ar dentro do compartimento de carga.

Com água gelada pela cintura, o novo herói americano foi até o fundo do avião e só saiu depois de ter certeza de que todos os passageiros e tripulantes estavam salvos; 75 passageiros com pequenas lesões ou hipotermia leve foram tratados em hospitais.

Tanto o Departamento de Segurança Interna quanto a Autoridade Federal de Aviação dos EUA afastaram logo a possibilidade de terrorismo. A autoridade nacional de segurança de transportes está investigando o acidente. Parte dos relatos sobre um choque com um bando de gansos, o que parou as duas turbinas, não restando ao heróico piloto outra alternativa além de um pouso de emergência.

Nenhum comentário: