terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Discurso de Gettysburg

O discurso do presidente Abraham Lincoln no meio da Guerra da Secessão (1861-65), depois da sangrenta Batalha de Gettysburg, durante a Guerra Civil Americana, deflagrada pela separação dos estados do Sul, que não aceitavam a abolição da escravatura, é considerado o melhor discurso político da História dos Estados Unidos. Será uma inspiração para Barack Obama no dia de hoje: 

 “Há 87 anos, nossos país criaram neste continente uma nova nação, concebida na liberdade e dedicada à proposição de que todos os homens são iguais. 

 “Agora, nós estamos engajados numa grande guerra civil, testando se aquela nação, ou qualquer nação assim concebida e dedicada, pode ter longa duração. Nós estamos num grande campo de batalha desta guerra. Viemos dedicar uma parte desta terra como local de repouso eterno para os que deram suas vidas para que esta nação viva. É totalmente adequado e apropriado que façamos isso. 

 “Mas, num sentido mais amplo, nós não podemos dedicar... não podemos consagrar... não podemos santificar... este solo. Os homens corajosos, vivos e mortos, que lutaram aqui o consagraram muito além do nosso poder de acrescentar ou diminuir algo. 

"O mundo dará pouca atenção e não vai se lembrar por muito tempo do que dissermos aqui, mas não pode se esquecer nunca do que eles fizeram aqui. Cabe a nós, os vivos, nos dedicarmos ao trabalho inacabado daqueles que lutaram até aqui para adiantá-lo. Cabe a nós aqui nos dedicarmos à grande tarefa deixada diante de nós... que daquelas mortes honradas tiremos uma devoção crescente à causa pela qual eles deram a última medida de sua devoção; que decidamos aqui que aquelas mortes não foram em vão; que esta nação, sob Deus, tenha um novo nascimento da liberdade; e que o governo do povo, pelo povo e para o povo não desapareça da face da Terra.” 

19 de novembro de 1863

Nenhum comentário: