sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Morre a fonte secreta do escândalo de Watergate

Ele era subdiretor do FBI, a polícia federal dos Estados Unidos. Mas Mark Felt ficou mais conhecido como Garganta Profunda, a principal fonte secreta dos jornalistas que revelaram o Escândalo de Watergate, que derrubou o presidente Richard Nixon, em 1974. Feld morreu ontem em sua casa em Santa Rosa, na Califórnia, aos 95 anos.

Durante a campanha eleitoral de 1972, a sede do diretório nacional do Partido Democrata no Hotel Watergate, em Washington, foi invadida.

O que parecia um crime comum logo despertou a atenção de Bob Woodward e Carl Bernstein, do jornal The Washington Post. Afinal, ladrões pés-de-chinelo não contratariam advogados caríssimos.

Felt, indignado, encontrava-se com os repórteres num estacionamento em Washington e os aconselhava a seguir a trilha do dinheiro. Isso os levou à Casa Branca e ao próprio presidente dos EUA.

Dois anos depois, Nixon renunciou. Ao contrário do que acontece no Brasil, todos os altos funcionários americanos envolvidos no escândalo foram para a cadeia.

Felt continuou em sigilo até 2005. O compromisso dos repórteres era só revelar a fonte depois de sua morte. Mas ele resolveu tirar proveito em vida e ter um pouco da fama e reconhecimento pelo esforço para derrubar um presidente criminoso.

Nenhum comentário: