quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Harold Pinter morre aos 78 anos

O escritor britânico Harold Pinter, um dos mais influentes dramaturgos da sua geração, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2005, morreu de câncer na garganta na quarta-feira, 25 de dezembro de 2008. A notícia foi divulgada por sua atual mulher, Lady Antonia Fraser.

"Pinter restaurou os elementos básicos do teatro: um espaço fechado e um diálogo imprevisível onde as pessoas estão à mercê umas das outras", justificou na época o Comitê do Nobel.

Marxista radical, ele foi um dos maiores críticos da participação do Reino Unido na invasão do Iraque. O prêmio lhe deu a oportunidade de denunciar o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o então primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair.

"O invasão do Iraque foi um ato de banditismo, um ato flagrante de terrorismo de Estado, demonstrando absoluto desprezo pelo conceito de direito internacional", declarou Pinter em sua aula como ganhador do Nobel. "Quantas pessoas é preciso matar antes de poder ser enquadrado por assassinato em massa ou como criminoso de guerra: 100 mil?"

Nenhum comentário: