terça-feira, 2 de dezembro de 2008

EUA estão em recessão há um ano

A maior economia do mundo está em recessão desde dezembro do ano passado, concluiu o Escritório Nacional de Pesquisas Econômicas dos Estados Unidos (NBER, do inglês). É a mais longa recessão no país desde 1982.

Recessão é o crescimento negativo da economia, descrito pelo NBER como "um declínio significativo da atividade econômica em amplos setores da economia durante mais de cinco meses, normalmente visível na produção, no emprego e na renda real".

Geralmente os economistas consideram que um país está em recessão quando tem dois trimestres consecutivos de crescimento negativo. É uma convenção que procura identificar tendências e reduzir o impacto de sazonalidades.

O NBER marca o início da recessão em dezembro de 2007 porque foi o último pico de um ciclo de crescimento econômico. Desde então, o nível de emprego cai a cada mês.

Por isso, a economia estaria em recessão mesmo ainda não tendo decrescido por dois trimestres consecutivos, o que deve fazer neste fim de ano. Talvez já estivesse, não fosse o estímulo dado no segundo semestre, quando o governo Bush e o Congresso devolveram imposto de renda a empresas e pessoas no valor de US$ 165 bilhões.

Nenhum comentário: