quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

EUA acusam serviço secreto paquistanês

A inteligência americana está convencida de que os terroristas responsáveis pelo ataque contra Mumbai, a antiga Bombaim, na semana passada foram treinados por ex-oficiais do Exército do Paquistão e de seu poderoso serviço secreto, revelou hoje o jornal The New York Times citando como fonte um ex-oficial dos Estados Unidos.

Os suspeitos pertencem ao grupo islamita radical Lashkar-e-Taiba. A Índia aponta Yussuf Muzammil como o comandante da operação que passava ordens por telefone aos terroristas. Até agora, não foi estabelecida nenhuma ligação com o governo civil paquistês.

Essa revelação foi feita no dia em que a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, chegou a Nova Déli, a capital indiana, onde se encontrou com o primeiro-ministro Manmohan Singh e o ministro do Exterior, Pranab Mukherjee.

Rice declarou que qualquer resposta aos atentados deve se preocupar com a "eficiência na prevenção" de novos atos terroristas e em "não criar outras conseqüências imprevistas". Ela disse que é preciso agir com urgência e determinação, e cobrou do Paquistão rapidez, transparência e total colaboração nas investigações.

Nenhum comentário: