quarta-feira, 19 de novembro de 2008

EUA tiveram deflação de 1% em outubro

O índice de preços ao consumidor caiu 1% em outubro nos Estados Unidos, com redução nos preços do petróleo, de carros, hotéis e passagens aéreas, entre outros itens. Foi a maior queda desde fevereiro de 1947, quando o Departamento do Trabalho começou a calcular o índice.

A baixa do núcleo do índice, excluídos os preços de energia e alimentos, de apenas 0,1%, foi a primeira queda em 26 anos.

A taxa anual de inflação nos EUA caiu para 3,7% ao ano e o núcleo para 2,2% ao ano.

Há um risco de deflação e de uma recessão longa, de cerca de um ano, como admite a ata da última reunião do Comite de Mercado Aberto da Reserva Federal (Fed), o banco central dos EUA. Mas um dos diretores do Fed declarou que o risco de deflação não é tão grande.

Com a vertiginosa queda nos preços do petróleo, do recorde de US$ 147,50 por barril em julho de 2009 para menos de US$ 54 hoje, é normal uma queda em outros preços da economia que dependem do custo do petróleo.

Então, esta deflação não significa que os EUA estejam entrando num cenário japonês, com estagnação e deflação. Assim que os americanos tenham alguma confiança no futuro, voltarão a consumir. Tem uma cultura mais consumista.

Nenhum comentário: