quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Crescimento da China cai para 8% ao ano

A economia da China se desacelerou bastante em novembro, admitiu hoje o ministro da Reforma e do Desenvolvimento Nacional, Zhang Ping. No último trimestre do ano, a expectativa agora é de um ritmo anual de crescimento de 8% ao ano.

"Em novembro, vários indicadores econômicos estão apresentando declínio acelerado. A produção de algumas empresas encontra dificuldades, especialmente as empresas orientadas para a exportação", reconheceu o ministro do planejamento chinês.

Com a economia rumo à sua pior crise em duas décadas, os comentários de Zhang antecipam que a próxima rodada de divulgação de indicadores econômicos, nas próximas semanas, trará resultados negativos.

Ontem, o Banco da China fez o maior corte de juros em 10 anos. A redução de 1,08 ponto percentual baixou a taxa básica de juros chinesa para 5,58% ao ano.

O regime comunista chinês teme que a crise econômica provoque revolta. Há poucos dias, houve um protesto de motoristas de táxi na província de Cantão, justamente a mais beneficiada pelo milagre econômico chinês, por sua proximidade com Hong Kong.

Nenhum comentário: