sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Africanos exigem cessar-fogo no Congo

Os líderes africanos, reunidos em reunião de cúpula de emergência em Nairóbi, no Quênia, com a presença do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, exigiram hoje um cessar-fogo no Leste da República Democrática do Congo.

Como anfitrião do encontro, o ministro das Relações Exteriores do Quênia, Moses Wetangula, insistiu em que "precisa haver um cessar-fogo imediato na província de Kivu do Norte".

Para mediar as negociações de paz, o presidente da Tanzânia e da União Africana, Jakaya Kikwete, indicou o ex-presidente da Nigéria Olusegun Obasanjo, pacificador da guerra civil em Biafra (1967-70), uma das tragédias africanas. Caberá a ele entrar em contato com o líder rebelde, general Laurent Nkunda, chefe do Congresso Nacional pela Defesa do Congo.

Nkunda justifica a atual ofensiva contra o Exército do Congo, iniciada em agosto, alegando que os militares congoleses estão protegendo os responsáveis pelo genocídio de 1994 em Ruanda, quando 800 mil pessoas foram mortas pelo Exército e milícias do governo que estava sendo derrotado.

Em Kibati, no Leste do Congo, milhares de pessoas fugiram do reinício dos combates. Os refugiados denunciam atrocidades. Acusam os rebeldes de bater de casa em casa para matar homens adultos que possam se transformar em combatentes.

Nenhum comentário: