sábado, 11 de outubro de 2008

Líder neonazista austríaco morre em acidente

O líder neonazista austríaco Jörg Haider morreu esta noite em um acidente de automóvel no estado que governava, a Caríntia.

Haider tinha 58 anos. Morreu de lesões na cabeça e no peito quando seu carro capotou várias vezes depois de sair da estrada perto da cidade de Klagenfurt, no sul da Áustria. A polícia informou que ele viajava sozinho.

No ano 2000, ele levou o ultra-direitista Partido da Liberdade ao poder. Depois de conseguir 27% da votação com um discurso racista contra imigrantes, formou uma coligação com o conservador Partido Liberal, provocando indignação generalizada, especialmente na União Européia, que impõs um bloqueio parcial à Áustria.

Uma derrota do partido de Haider em 2002 resolveu o problema.

Em 2005, Haider rompeu com o Partido da Liberdade para criar a Aliança para o Futuro da Áustria, que obteve 11% dos votos nas eleições recentes, enquanto o Partido da Liberdade teve 18%. Isso significa que a ultradireita chegou a quase 30%.

Os partidos ainda estão negociando a formação do próximo governo. É mais provável que continue no poder uma grande aliança entre o conservador Partido Liberal e o Partido Social-Democrata. Mas o avanço da extrema direita é assustador e a morte de Haider não altera muito esse quadro.

Nenhum comentário: