sábado, 20 de setembro de 2008

Presidente da África do Sul renuncia

Sob pressão de seu próprio partido, o Congresso Nacional Africano (CNA), o presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, anunciou hoje sua renúncia ao cargo. Mbeki foi acusado pela Justiça de interferir no processo por corrupção contra o ex-vice-presidente Jacob Zuma.

No final do ano passado, Zuma derrotou Mbeki na disputa pela liderança do partido. Desde então, a única coisa que afastava Zuma da vitória na eleição presidencial do ano que vem era a denúncia por corrupção num negócio de compra de armas.

Há poucas semanas, a Justiça anulou os processos contra Zuma e acusou Mbeki de pressionar o tribunal. A partir daí, a ala pró-Zuma do CNA passou a exigir a renúncia do atual presidente.

Mbeki, que pertenceu ao Partido Comunista da África do Sul, é criticado por ter se tornado um stalinista de mercado. Desde o tempo em que era vice-presidente de Nelson Mandela, aplicava um receituário econômico ortodoxo para reafirmar a posição do país como maior potência econômica africana.

A contrapartida foi a falta dos investimentos sociais necessários para resgatar a maioria negra humilhada e empobrecida por séculos de regime segragacionistas. Zuma promete pagar essa dívida social.

Nenhum comentário: