segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Câmara dos EUA rejeita pacotão de Bush

Por 228 a 205, com 133 votos contra de deputados republicanos, a Câmara dos Estados Unidos rejeitou hoje o plano de US$ 700 bilhões do governo George W. Bush para tirar o país da crise, causando pânico nos mercados financeiros internacionais.

Dois terços dos deputados do Partido Republicano votaram contra Bush, negando-se a apoiar um plano que custará centenas de bilhões de dólares aos cofres públicos, enquanto os rebeldes democratas querem mais proteção a quem está ameaçado de perder a casa nova.

Os democratas acusaram os republicanos de não cumprir o acordo fechado na madrugada de domingo. Já os republicanos culparam a presidente da Câmara, deputada Nancy Pelosi, dizendo que ela fez críticas muito duras à política econômica de Bush ao encaminhar a votação, rompendo assim com o acordo bipartidário.

Na Casa Branca, ao receber o presidente da Ucrânia, Victor Iuchenko, Bush insistiu em que algum plano substancial terá de ser aprovado. O secretário do Tesouro, Henry Paulson, voltou a negociar com os congressistas e pediu urgência, antes de um colapso ainda maior no setor financeiro.

Depois de mais um fracasso em suas tentativas de tirar proveito político da crise enquanto nega estar fazendo isso, o candidato republicano à Casa Branca em 4 de novembro, senador John McCain, responsabilizou seu oponente, senador Barack Obama, e aliados de fazerem política com o plano.

Nenhum comentário: