segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Morales vence mas oposicionistas também

O presidente Evo Morales foi reconfirmado no cargo com 63% dos votos no referendo revogatório realizado domingo, 10 de agosto de 2008, na Bolívia. Mas os quatro governadores dos departamentos que aprovaram autonomia administrativa - Beni, Pando, Santa Cruz e Tarija - também receberam o apoio da maioria dos seus eleitorados.

Rubén Costas, de Santa Cruz, teria entre 66% de votos favoráveis; Ernesto Suárez, de Beni, teve 61,2% de aprovação; Leopoldo Fernández, de Pando, 56,3%; e Mario Cossío, de Tarija, 64,5%.

Todos fizeram discursos duros reafirmando a intenção de liderar governos departamentais autônomos com base nas vitórias em referendos realizados nos meses de maio e junho.

O governo central não reconhece a legimitidade destas consultas populares e convocou o referendo revogatório para se fortalecer politicamente. Mas a oposição também se fortaleceu.

Agora é hora de negociar. É essa a capacidade que mais tem feito falta até agora a Morales como líder democraticamente eleito e agora reeleito pela ampla maioria dos bolivianos.

Nenhum comentário: