sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Morales convoca referendo constitucional

Em um desafio à oposição, o presidente Evo Morales convocou por Decreto Supremo um referendo para aprovar a nova Constituição da Bolívia em 7 de dezembro. A decisão foi tomada numa reunião do governo boliviano que levou 10 horas.

Cinco dos nove departamentos do país, dominados pela oposição que luta por autonomia regional, prometem não realizar o referendo constitucional.

Morales chegou ao poder no início de 2006 prometendo reformas profundas para refundar a Bolívia e dar cidadania à maioria indígena.

A nova Constituição é a peça-chave desse projeto. Proíbe os futuros governos de "ceder" os recursos naturais do país a empresas transnacionais e a instalação de bases militares estrangeiras.

Sem a concordância da oposição, Morales recorreu ao chamado Decreto Supremo. Em Sucre, o presidente do Comitê Cívico do Departamento de Chuquisaca perguntou para que serve o Congresso se o Executivo não o obedece. Ele acusou Morales de ser um ditador e prometeu defender a democracia com o sangue e a vida, se necessário.

Nenhum comentário: