quinta-feira, 31 de julho de 2008

Human Rights Watch denuncia facções palestinas

A organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch acusou ontem os dois maiores partidos palestinos, o Movimento de Resistência Islâmica, o Hamas, e a Fatah do presidente palestino Mahmoud Abbas, de abusarem dos direitos humanos com prisões arbitrárias e tortura no conflito interno palestino.

Na luta armada entre o Hamas e a Fatah, como o que terminou com a vitória dos islamitas na Faixa de Gaza, em junho do ano passado, os maus-tratos, tortura e privação dos direitos dos inimigos presos é a regra, denunciou o relatório da organização não-governamental, divulgado hoje em Jerusalém.

"Em muitos casos, descobrimos abusos na prisão, especialmente durante o interrogatório", declarou Joe Stork, subdiretor da HRW para o Oriente Médio e o Norte da África. "Descobrimos vários casos de tortura. Descobrimos que três pessoas morreram sob tortura em Gaza. Descobrimos pelo menos um caso de morte sob tortura na Cisjordânia".

Os presos são submetidos rotineiramente a espancamento e execuções simuladas. As prisões por motivos políticos, sem acusação formal nem processo-crime, são comuns, uma maneira de semear o terror entre o inimigo.

Nenhum comentário: