sexta-feira, 6 de junho de 2008

Turcos protestam contra proibição do véu

Milhares de pessoas protestaram na Turquia hoje contra a decisão do Supremo Tribunal de Justiça do país de anular a lei que permitia o uso do véu islâmico pelas mulheres em universidades, alegando que é contra os princípios secularistas da república turca.

A decisão aprofunda uma crise institucional entre o governo islamita moderado, que tem ampla maioria no parlamento e o apoio da maior parte da população, e as instituições do Estado turco, como a Justiça e as Forças Armadas.

O procurador-geral pediu a extinção do governista Partido da Justiça e Desenvolvimento e a suspensão dos direitos políticos do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan e do presidente Abdullah Gül por cinco anos. Se o julgamento do véu for uma pista para a decisão do Supremo sobre o governo, a crise pode piorar ainda mais.

Quando fundou a República da Turquia, em 1923, o general Mustafá Kemal Ataturk, o Pai dos Turcos, depois da dissolução do Império Otomano no fim da Primeira Guerra Mundial, separou constitucionalmente a religião dos negócios de Estado, algo comum nos países democráticos do Ocidente.

Na Turquia, é o contrário. O país teve longas ditaduras militares e a oposição democrática tradicionalmente era muçulmana. Agora os islamitas moderados estão no governo, mas o poder ainda está com os militares, guardiães do kemalismo, dos ideais e do sonho de Mustafá Kemal Ataturk.

Nenhum comentário: