sábado, 14 de junho de 2008

Terremoto de 7,2 graus abala o Norte do Japão

Um forte terremoto de 7,2 graus na escala Richter atingiu ontem uma zona predominantemente rural do Norte do Japão, a 350 quilômetros de Tóquio, onde o abalo foi sentido. Pelo menos seis pessoas morreram, 12 estão desaparecidas, mais de 200 saíram feridas e outras 600 estariam isoladas por avalanches, queda de pontes e ruptura do asfalto de estradas.

O tremor ocorreu pouco antes das nove da manhã, pelo hora do Japão, que tem uma diferença de 12 horas em relação ao Brasil. Muita gente ainda estava no café da manhã quando o chão se moveu abruptamente, os relógios caíram das paredes e as vidraças se quebraram.

Em Tóquio, o primeiro-ministro Yasuo Fukuda ordenou ao Exército e à defesa civil que fossem para a área resgatar pessoas isoladas. Três operários que trabalhavam numa encosta morreram soterrados.

Antes mesmo da ajuda oficial chegar, as famílias montaram acampamentos para cozinhar arroz e passar a noite ao ar livre,em barracas. Houve mais de 160 tremores secundários. As pessoas têm medo de voltar suas casas, que podem ter danos estruturais em conseqüência do grande terremoto.

Nenhum comentário: