domingo, 29 de junho de 2008

Mugabe é reempossado após fraude eleitoral

O ditador Robert Mugabe foi reempossado hoje para um sexto mandato como presidente do Zimbábue, desta vez para um mandato de cinco anos, apesar da denúncia dos observadores da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral terem denunciado que o segundo turno da eleição presidencial, realizado na sexta-feira, foi marcado por irregularidades, fraude e intimidação de eleitores. Neste contexto, concluíram, "não foi possível realizar eleições livres e limpas".

No discurso de posse, Mugabe acenou com a possibilidade de diálogo com a oposição, mas ninguém acredita nisso depois do clima de guerra civil que o país vive desde o primeiro turno da eleição presidencial, realizado em 29 de março e vencido pelo candidato oposicionista, Morgan Tsvangirai. Depois de morte de 86 militantes do seu Movimento pela Mudança Democrática (MDC, do inglês), Tsvangirai abandonou a disputa e se refugiou na Embaixada da Holanda em Harare.

Mugabe segue ainda hoje para a reunião de cúpula da União Africana no Egito, onde será pressionado a dialogar com a oposição e a formar um governo de união nacional.

Os Estados Unidos e a Europa não reconhecem o novo governo e querem aprovar novas sanções internacionais contra a elite dirigente zimbabuana.

Nenhum comentário: