sábado, 21 de junho de 2008

Justiça do Zimbábue autoriza ato da oposição

Um juiz do Supremo Tribunal do Zimbábue rejeitou uma decisão da polícia e autorizou o principal partido de oposição a realizar um comício neste domingo. A polícia alegara riscos para a segurança.

O diretor de comunicação do Movimento pela Mudança Democrática (MDC, do inglês) elogiou a decisão, mas lembrou que as milícias leais ao presidente Robert Mugabe impediram comícios anteriores sem que a polícia protegesse o direito de manifestação pública pacífica.

"Eles ficam dizendo que seus ativistas estão sendo espancados pelos nossos soldados. Dizem isso para depois dizer que as eleições não foram livres e limpas, o que é uma grande mentira", declarou Mugabe num comício em Bulawayo, a segunda maior cidade do país.

A eleição presidencial zimbabueana será decidida no segundo turno no próximo sábado. Concorrem o presidente Mugabe e Morgan Tsvangirai, do MDC, que afirma ter obtido maioria absoluta no primeiro turno.

Diante da violência governista, o MDC chegou a examinar a possibilidade de desistir para não validar o circo montado por Mugabe e a junta militar que estaria governando de fato o Zimbábue, sob o comando do chefe das Forças Armadas, general Chiwenga.

Nenhum comentário: