sábado, 7 de junho de 2008

Irlanda pode derrubar tratado da UE

Único país a convocar um referendo para aprovar, no voto popular, o Tratado de Lisboa, uma versão simplificada da chamada Constituição da Europa, derrubada por plebiscitos na França e na Holanda, a pequena Irlanda pode dizer não mais uma vez. Como os tratados constitucionais da União Européia exijem unanimidade dos países-membros.

Na próxima quinta-feira, os irlandeses vão às urnas para dizer se o país aprova o Tratado de Lisboa. Ontem, o jornal The Irish Times divulgou a primeira pesquisa dando vantagem ao não, com 35%, contra 30% para o sim e 28% indecisos.

A menos de um mês, o mesmo instituto de pesquisas apurou 35% de preferência pelo sim e apenas 18% para o não, com 40% de indecisos. Se a pesquisa estiver correta, o apoio ao sim caiu nas últimas semanas.

"Seria uma catástrofe", reconhe um diplomata europeu.

Não existe um plano alternativo mas há precedentes. Em 1992, a Dinamarca rejeitou o Tratado de Maastricht, que acabou aprovando em segunda votação. A própria Irlanda rejeitou o Tratado de Nice em junho de 2001 e aprovou-o num segundo referendo em outubro de 2002.

Nenhum comentário: