domingo, 22 de junho de 2008

Governo do Zimbábue declara vitória de Mugabe

Com a desistência da oposição, pressionada por uma onda de violência promovida pelo regime, o governo do Zimbábue declarou a vitória do ditador Robert Mugabe na eleição cujo segundo turno será disputado na sexta-feira, 27 de junho.

Oficialmente, o porta-voz Bright Matonga lamenta a ausência do candidato oposicionista, Morgan Tsvangirai, porque a eleição perdeu a legitimidade. Como o líder da oposição não comunicou formalmente, por carta, a retirada de sua candidatura, a Comissão Nacional Eleitoral manteve o segundo turno nesta sexta-feira.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, pediu ao Conselho de Segurança que examine o conflito.

Em entrevista à BBC, um porta-voz do governo afirmou que não havia nada de errado, estava apenas sendo cumprida mais uma etapa do processo constitucional no Zimbábue. Mas a oposição pediu a intervenção da ONU, que tende a passar a bola para a União Africana, já que seria um "problema africano".

A UA por sua vez deve achar melhor uma solução regional, da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral. Mas o presidente da grande potência regional, a África do Sul, Thabo Mbeki, se nega a pressionar com firmeza o regime ditatorial de Mugabe. Prefere uma solução entre os zimbabuanos.

Sem alguma ingerência externa, o regime manterá sua política de terra arrasada.

Nenhum comentário: