quinta-feira, 5 de junho de 2008

EUA tem plano para manter controle do Iraque

Um plano secreto está sendo negociado em Bagdá para perpetuar a ocupação americana do Iraque, independentemente do resultado da eleição presidencial de 4 de dezembro deste ano, revela o jornal inglês The independent.

O governo George Walker Bush quer 50 bases militares, o controle do espaço aéreo e imunidade para militares e funcionários americanos.

Se os Estados Unidos tiverem bases militares permanentes, realizarem operações, matarem e prenderem iraquianos com total imunidade legal, seria uma ocupação permanente, um país vivendo sob tutela.

Bush quer garantir a continuidade de sua guerra. O candidato do Partido Republicano, senador John McCain, garante que a vitória está próxima e que Obama, que anuncia uma retirada do Iraque, jogaria tudo a perder, as vidas e os esforços dos soldados americanos sacrificados no Oriente Médio.

Com um total de 151 mil soldados americanos no Iraque, mesmo que haja um reinício da retirada em julho, o número deve ficar em 142 mil, 10 mil acima do contingente em janeiro de 2007, quando Bush ordenou um reforço das forças dos EUA.

Nenhum comentário: